Delegação de Águeda

O que fazemos Equipas de Emergência
Equipas de Emergência

As Equipas de Emergência da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa são constituídas por voluntários de ambos os sexos devidamente preparados e com formação técnico-profissional adequada para o cumprimento das missões de auxílio, assistência, tratamento de doentes e feridos, levantamento, transporte e primeiros socorros, quer em tempo de paz, quer em tempo de guerra. Consoante a especialidade nas suas valências, a delegação dispõe de cinco Equipas:

  • Equipa Socorro e Transportes
  • Equipa de Apoio à sobrevivência
  • Equipa de Apoio à Logística
  • Equipa de Apoio Psicossocial
  • Equipa de Comunicações e Informática

Socorro e Transporte

cv

No actual contexto, o socorro pré-hospitalar em Portugal, em situações de Urgência, está reservado ao Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM (chamada 112) -, que após triagem efectuada por pessoas com qualificação médica, os distribui pelas entidades por ele reconhecidas ou com as quais celebre acordos com essa finalidade, nomeadamente os Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), assumindo estas entidades a responsabilidade pelos serviços prestados, garantindo que estes são realizados de acordo com as normas e a legislação vigente.

As estruturas Emergência da CVP actuam em coordenação com as diferentes áreas da sua actividade, a Emergência, Emergência Social e Humanitária, Assistência Social e Médico / Sanitária.

Neste âmbito, a Delegação de Águeda conta com meios humanos e técnicos, na área do Socorro e Transporte para desempenhar as seguintes actividades:

  • Responder a chamadas de emergência (a denominada reserva INEM;
  • Realizam-se transportes de doentes entre Unidades de Saúde, com ou sem acompanhamento médico;
  • Realizam-se transportes de doentes em regime de subcontratação para Companhias de Seguros;
  • Realizam-se transportes de doentes para consultas externas nas diversas unidades de saúde da localidade;
  • Temos viaturas próprias/adaptadas para transporte de pessoas portadoras de deficiência;
  • Disponibilizamo-nos para realizar transportes particulares, sob marcação.

Logística

bike   pma-

A Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe de uma equipa que apoia, em termos logísticos, todas as actividades das restantes Equipas de Emergência, quer em cenários de auxílio, quer no apoio a Eventos.

Apoio à sobrevivência

   armazarmazaa

A actuação das estruturas de Emergência em caso de calamidade, desastre grave, catástrofe ou emergência social e muito em especial as que respeitam o Apoio à Sobrevivência deverá ser preparada e desenvolvida, em coordenação com as diferentes áreas de actividade da Cruz Vermelha Portuguesa.

Neste contexto, a Equipa de Apoio à Sobrevivência da Delegação de Águeda visa garantir a satisfação das necessidades básicas e de saúde das populações afectadas e que podem ser constituídas por um ou mais módulos, como: Alimentação e Águas, Higiene, Vestuário, Conforto e Cuidados Básicos de Saúde.

Apoio a catástrofes e calamidades

A Cruz vermelha de Águeda a pensar nas alterações climáticas que infelizmente acontecem com uma certa frequência, possui um Posto Médico Avançado (PMA) e vários Kits de sobrevivência, roupas, agasalhos e camas de campanha, existimos para ajudar, contem com a nossa ajuda.

Apoio a Eventos

0211

A Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe de meios Técnicos e Humanos para poder responder a todas as necessidades, na área de Socorro e Emergência pré-Hospitalar, em qualquer evento que decorra no concelho do de Águeda e em todos os que sejamos solicitados. No que se refere aos meios Humanos, a Delegação disponibiliza uma equipa multidisciplinar, constituída por TAS – Tripulantes de Ambulância de Socorro, TAT – Tripulantes de Ambulâncias de Transporte, Médico, Psicólogos e Enfermeiros. Esta equipa conta com ambulâncias, bicicletas e todo o apoio logístico complementar – tendas, material sanitário, etc. – que se afigure necessário ao evento.

Apoio Psicossocial

O apoio psicosocial deve intervir, sempre e quando, a dignidade humana estiver em causa.

Sob o ponto de vista funcional, as Equipas de Apoio Psicosocial (EAPsic) têm como principal missão: proporcionar uma resposta adequada aos sobreviventes, seus familiares e outras pessoas envolvidas em situações de crise, ou de incidentes, de forma a ir ao encontro das necessidades psicológicas, sociais, de inclusão, ou outras.

Do ponto de vista operacional, as EAPsic têm competências para intervir como elemento facilitador do processo de procura de equilíbrio, tanto em situações extremas (intervenção psicosocial em catástrofes, em articulação com o Gabinete de Planeamento e Coordenação), como em circunstâncias particulares do dia-a-dia (intervenção comunitária).

Tem por missão o enquadramento e a harmonização de procedimentos, considerando directrizes emanadas pelos organismos da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que trabalham no domínio da intervenção comunitária, ao nível do apoio psicossocial.

Comunicações e Informática

infor

Responsável pela inovação e definição estratégica dos sistemas, processos e fluxos de informação que suportam a decisão e a gestão das equipas de emergência.